Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Todos os líderes bem-sucedidos têm uma coisa em comum: leram o livro de Dale Carnegie “Como fazer amigos e influenciar pessoas”.

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Todos os líderes bem-sucedidos têm uma coisa em comum: leram o livro de Dale Carnegie “Como fazer amigos e influenciar pessoas”.

Princípio 26 – Deixe a Outra Pessoa Salvar a Face

Como mudar as pessoas sem despertar ressentimentos

Quando discordamos de alguém, mesmo que estejamos certos e outro esteja definitivamente errado, apenas destruímos o seu ego, fazendo-o ficar mal vista.

Carnegie oferece um exemplo de um contabilista cujo negócio era principalmente sazonal. Como resultado, todos os anos tinha que deixar muitos funcionários saírem logo que a época da entrega dos impostos terminasse. O contabilista começou por sentar-se com cada trabalhador explicando: "Deverá entender que só estava empregado para a altura dos impostos ...", mas, naturalmente, os trabalhadores ficavam desapontados.

Ao verificar esta situação, o contabilista resolveu decidiu iniciar a conversa, dizendo a cada funcionário quão valioso ele ou ela tinha sido para a organização e apontando as qualidades específicas que apreciava nos mesmos. O resultado? Os funcionários sabiam que a empresa queria mantê-los se tivesse trabalho, e eles se sentiram muito melhor consigo mesmos.

Somos tão rápidos em criticar que raramente oferecemos aos outros a oportunidade de salvar a face, especialmente quando apenas uma palavra atenciosa e uma compreensão genuína da atitude da outra pessoa são suficientes para aliviar a dor.

Não tenho o direito de dizer ou fazer qualquer coisa que diminua um homem ou mulher aos seus próprios olhos. O que importa não é o que penso dele ou dela, mas o que pensam de si mesmos. Ferir um homem ou mulher na sua dignidade é um crime.. DALE CARNEGIE

Em destaque no SAPO Blogs
pub