Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Todos os líderes bem-sucedidos têm uma coisa em comum: leram o livro de Dale Carnegie “Como fazer amigos e influenciar pessoas”.

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Todos os líderes bem-sucedidos têm uma coisa em comum: leram o livro de Dale Carnegie “Como fazer amigos e influenciar pessoas”.

Princípio 7 – Seja um Bom Ouvinte. Encoraje os Outros a Falarem Sobre Si Próprios

6 formas de fazer alguém gostar de si

Carnegie conta que certa vez participou num jantar onde conheceu um botânico que considerou absolutamente fascinante. Escutou várias horas emocionado enquanto o botânico falava de plantas exóticas e jardins de interior, até que a festa terminou e todos saíram.

Antes de sair, o botânico disse ao anfitrião do jantar que Carnegie era o "conversador mais interessante" e fez vários elogios.

Carnegie quase não disse nada. O que fez foi ouvir atentamente, porque estava genuinamente interessado.

“E então ele o fez pensar em mim como um bom conversador, quando, na realidade, eu era apenas um bom ouvinte e o encorajava a falar”, observa Carnegie.

Mesmo com a pessoa mais mal-humorada, a crítica mais violenta, muitas vezes será subjugada na presença de um paciente e compreensivo ouvinte.

Tomemos, por exemplo, um rececionista. Se este interrompe e irrita constantemente os clientes, é mais provável que os clientes iniciem discussões e mostrem frustrações, podendo fazer reclamações. Um funcionário disposto a ouvir pode cfonseguir acalmar até um cliente furioso.

A maioria de nós está tão preocupada com o que vamos dizer a seguir que realmente não ouvimos quando alguém está a falar. No entanto, a maioria das pessoas prefere um bom ouvinte a um bom falador.

As pessoas com quem estamos a conversar estão cem vezes mais interessadas em si mesmas e nos seus próprios problemas, do que em nós e nos nossos problemas.

Se quer saber como fazer as pessoas o evitarem, rir de si pelas costas ou o desprezarem, aqui fica a receita. Nunca ouça ninguém por muito tempo. Fale incessantemente sobre si. Se tem uma ideia enquanto a outra pessoa está a falar, não espere que ela termine: interrompa e fale no meio de uma frase. DALE CARNEGIE

Em destaque no SAPO Blogs
pub