Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Todos os líderes bem-sucedidos têm uma coisa em comum: leram o livro de Dale Carnegie “Como fazer amigos e influenciar pessoas”.

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Todos os líderes bem-sucedidos têm uma coisa em comum: leram o livro de Dale Carnegie “Como fazer amigos e influenciar pessoas”.

Princípio 10 – A Única Forma de Levar a Melhor de Uma Discussão é Evitando-a

Como conquistar as pessoas para a sua forma de pensar

Muitas vezes somos tentados a discutir com os outros, especialmente quando estamos absolutamente convencidos de que estamos certos sobre alguma coisa. Mas mesmo se estivermos certos, o que o argumento pode produzir? Por que provar que alguém está errado? Vai fazer a pessoa pensar como nós? Por que não deixar que o outro salve a face, se não temos nada a ganhar com isso, além de "nos sentirmos" superiores?

Argumentar apenas resulta na outra pessoa ficar ainda mais firmemente convencida de que está certa.

Segundo Carnegie, é impossível vencer uma discussão. Se perdermos a discussão, perdemos; se vencermos a discussão, fazemos com que a outra pessoa se sinta inferior, ferisse o seu orgulho e que se ressinta de nós. Em termos práticos, e neste último caso, acabamos também por perder a discussão.

Em vez de começar com "Está errado", e se dissermos: "Poderei estar a pensar mal, e estar errado. Se estiver errado, quero saber o porquê. Vamos examinar os fatos."

Esta abordagem torna-se desarmante e muitas vezes faz com que a outra pessoa seja mais razoável, ou até mesmo nos agradeça por termos uma atitude de compreensão. Também pode inspirar o nosso oponente a ser tão justo e de mente aberta quanto nós.

De facto, não são as ideias em si que são importantes para nós, mas a nossa autoestima, que é ameaçada quando nos dizem que estamos errados. Sem os nossos egos ameaçados, podemos nos tornar mais abertos a explorar novas possibilidades.

Existe apenas uma forma para obter o melhor de uma discussão – evitando-a. DALE CARNEGIE

3 comentários

Comentar post

Em destaque no SAPO Blogs
pub